Pesquisar
Close this search box.

O Mundo Invisível das Moscas: Como esses Insetos Podem Contaminar seu Ambiente e Sua Saúde

O Mundo Invisível das Moscas

O “Mundo Invisível das Moscas” refere-se a uma faceta muitas vezes negligenciada da vida cotidiana, onde esses pequenos insetos desempenham um papel fundamental na disseminação de contaminações ambientais e ameaças à saúde humana. 

Moscas são onipresentes em muitos ambientes e transportam microorganismos patogênicos, como bactérias, vírus e parasitas, de um lugar para outro, incluindo áreas de preparação de alimentos, lixeiras, esgotos e áreas onde animais de estimação ou gado estão presentes.

As moscas são o terror para maioria das pessoas: elas ingerem fezes e alimentos em decomposição, mas também adoram açúcar e frutas frescas.

A presença delas é um risco sanitário, uma vez que elas transmitem mais de 100 diferentes tipos de organismos causadores de doenças como cólera, disenteria e outras. 

O Mundo Invisível das Moscas e os Seres Humanos

Nos ambientes urbanos, algumas espécies adaptaram-se bem às condições criadas pelo homem, mantendo uma dependência chamada de sinantropia.

A espécie convive facilmente com os humanos, com tendência a agregar-se, ainda que sejam insectos pouco sociais.

Algumas espécies são altamente sinantrópicas, isto é, possuem grande adaptação aos ambientes urbanizados, enquanto outras são pouco sinantrópicas, ou seja, não apresentam tolerância aos processos de urbanização.

Além de causar incômodo e problemas de saúde, as infestações geram prejuízos financeiros, pois a contaminação dos alimentos exige o descarte dos produtos.

Moscas são comuns em ambientes urbanos, são atraídas para os diferentes locais através do cheiro disperso pelo vento e são mais ativas nas horas mais quentes do dia.

À noite, passam um longo período de repouso, pousada em fios, cercas, vegetações, etc.

Esse período de descanso é comparado ao sono do homem ou de animais, entretanto dormir é uma característica que não se aplica às moscas, tampouco a outros insetos, elas apenas repousam.

Doenças e Contaminações Causadas Pelas Moscas

A contaminação ambiental ocorre quando as moscas entram em contato com superfícies ou substâncias contaminadas e em seguida pousam em áreas onde as pessoas vivem, trabalham e se alimentam. 

Isso pode levar à propagação de doenças transmitidas por alimentos, como salmonela e E. coli, bem como a disseminação de doenças infecciosas, como a conjuntivite.

No mundo invisível das moscas, algumas espécies de moscas são hematófagas, ou seja, alimentam-se de sangue, como por exemplo, as mutucas, mosca-dos-estábulos, mosca-do-chifre, etc. 

Entretanto, algumas moscas, mesmo não sendo hematófagas, são muito importantes na saúde pública, como a mosca doméstica e a mosca varejeira.

As primeiras atuam como vetores mecânicos de agentes patogênicos (vírus, protozoários, bactérias, etc), as últimas causam as míiases, também conhecidas por bicheiras ou berne.

Vários estudos demonstram que a mosca doméstica pode levar os bacilos da febre tifóide (Salmonella typhosa) nas pernas, corpo, tromba ou expulsá-la pela regurgitação ou nas fezes. 

Podem transmitir ainda diarréia, lepra, tuberculose, tifo, gonorréia, erisipelas, cólera, meningite cérebro-espinal, peste bubônica, entre outras.

Doenças causadas por vírus também são transmitidas pelas moscas domésticas, tais como a varíola, poliomielite, oftalmia purulenta, etc.

Veiculam ainda protozoários, causando disenteria amebiana, além de vermes em seus ovos, quando pousam em fezes humanas ou esterco de animais e logo a seguir entram em contato com o alimento humano.

Como Evitar a Presença de Moscas

As moscas infestam ambientes onde há acesso, abrigo, água e alimento. Por outro lado, quando elas não encontram esses elementos, deixam de permanecer nos ambientes. 

Sendo assim, aderir a algumas medidas preventivas é indispensável para o controle desses insetos, a fim de evitar prejuízos.

Além das portas e janelas, as moscas têm acesso à cozinha pelas aberturas e frestas das paredes, ralos e instalações hidráulicas mal feitas.

Dessa forma, deve-se manter as portas e janelas fechadas e utilizar tela nos pontos de entrada do inseto.

Moscas são atraídas pelo odor e depositam os ovos em alimentos, mas o simples contato já pode ser suficiente para transmitir parasitas.

Portanto, mantenha os alimentos sempre protegidos, cobertos ou em recipientes bem fechados. 

Outras medidas preventivas são:

  • vedar rachaduras nas paredes
  • descartar rapidamente os alimentos vencidos ou estragados
  • remover o lixo orgânico diariamente, depositando-o em caçambas ou latões fechados, de preferência em áreas separadas da cozinha
  • remover as fezes de cães e gatos nos jardins
  • preservar as pias e os locais de armazenamento de comida sempre limpos

Resumindo, as moscas são uma das piores e mais sujas espécies de pragas domésticas, superando os mosquitos, as formigas e as baratas.

Portanto, é fundamental entender o papel das moscas na contaminação ambiental e como isso afeta nossa saúde.

Ambientes limpos e práticas de higiene rigorosas podem ajudar a mitigar os riscos associados às moscas, garantindo um ambiente mais saudável e seguro para todos.

Apesar de existirem métodos caseiros para mantê-las afastadas, a desinsetização realizada por empresas especializadas em controle de pragas ainda é o método mais eficaz no combate às moscas.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.