Ciência

Bed Bugs: Como os Percevejos-de-Cama Bebem Seu Sangue e Como Detê-los

Percevejos-de-cama vivem de sangue humano, o que os torna, para todos os efeitos, o inseto vampiro perfeito. São pequenos insetos parasitas e seu nome científico é Cimex lectularius

Os “bed bugs” têm hábitos noturnos, escondem-se durante o dia, é difícil encontrá-los. Eles causam infestações em camas, estrados de cama, colchões e alimentam-se durante a noite do sangue das pessoas quando estão dormindo. 

Embora você não sinta a picada do percevejo, eles deixam vergões e coceiras desagradáveis, que podem ser tão enlouquecedoras, que algumas pessoas recorrem a medidas desesperadas para se livrar deles, às vezes com resultados desastrosos.

De acordo com alguns estudos preliminares, pessoas que têm ou já tiveram infestações de percevejos, relatam sentimentos aumentados de paranoia, ansiedade e depressão, têm problemas para dormir à noite, e algumas até sentem sensações fantasmas de percevejos rastejando pelo corpo e sugando o sangue delas. 

Na verdade, os efeitos psicológicos podem ser mais graves do que a própria manifestação física.

O que sabemos sobre os percevejos-de-cama

Há relatos de percevejos-de-cama vivendo com humanos desde o início da nossa história, com restos encontrados no antigo Egito.

Existem várias espécies de “bed bugs”, mas a mais conhecida chama-se Cimex lectularius . Os romanos os chamavam de Cimex , que significa “bug”. Mais tarde, em 1758, que o historiador natural Carl Linnaeus acrescentou “lectularius” ao seu nome, que significa cama ou sofá.

Estes insetos estavam praticamente erradicados a partir da década de 50. Entretanto, nos últimos anos, a ocorrência de infestações começou a aumentar após vários anos sem muita alteração.

As causas mais prováveis para o seu retorno, são devido ao aumento de viagens das pessoas, aumento da densidade populacional com baixas condições sociais na periferia das grandes cidades e resistência aos pesticidas.

Com menos de 1cm de comprimento, de cor marrom-avermelhada, os “bed bugs” não voam nem saltam, mas rastejam rapidamente por qualquer superfície. Os percevejos fêmeas depositam até três ovos por dia e centenas durante a vida, geralmente em locais isolados de uma casa.

Os “bed bugs” podem invadir uma residência das formas mais diversas, transportados em malas, em peças de roupas após uma viagem ou em móveis usados que contenham uma infestação.

Os percevejos-de-cama são perigosos para os humanos?

Apesar de não transmitirem doenças para o homem, os percevejos causam grande desconforto. As picadas podem causar prurido, inchaço e inflamação, levando à irritação da pele e até a uma infecção.

Com o passar do tempo, a exposição constante à saliva injetada durante a sua alimentação pode resultar em uma reação alérgica às picadas em pessoas mais sensíveis.

Quando os percevejos picam, eles secretam um produto químico anticoagulante que permite o livre fluxo de sangue de sua vítima.

O sistema imunológico do corpo reage a esse produto químico, que causa vergões e uma sensação enlouquecedora de coceira. Os efeitos podem ser piores se você tiver alergia à secreção de percevejos.

Como impedir sua propagação

A princípio, uma boa limpeza nos ambientes, lavar roupas em altas temperaturas, aplicação de pesticidas, aspiração dos locais, frestas, orifícios e a inspeção dos potenciais esconderijos dos percevejos-de-cama são excelentes medidas para minimizar o problema. 

Sempre verificar colchões de hotéis, pousadas, imóveis alugados, como por exemplo AirBnb, durante suas viagens e, sobretudo, evitar dormir com notebooks, roupas, necessaires ou malas em cima da cama.

A infestação raramente ocorre devido à falta de higiene, porém é mais comum encontrá-los em áreas sujas. O diagnóstico consiste em encontrar os sinais e vestígios dos percevejos e detectar sintomas compatíveis. 

Quando houver suspeita de infestação, deve-se notificar o caso às autoridades competentes.

No entanto, uma empresa idônea e especializada em controle de pragas deve ser contratada e realizar o controle químico de forma eficaz, é a única maneira comprovada de livrar-se totalmente dos percevejos.

Você também pose gostar:

Admin

Compartilhar
Publicado por:
Admin

Posts Recentes

Aranhas Comuns: O Que Fazer Com Elas

As aranhas podem ser cruciais para o ecossistema do mundo, mas os humanos sempre tiveram…

1 ano atrás

O Mundo Invisível das Moscas: Como esses Insetos Podem Contaminar seu Ambiente e Sua Saúde

O "Mundo Invisível das Moscas" refere-se a uma faceta muitas vezes negligenciada da vida cotidiana,…

1 ano atrás

05 Sinais de Infestação de Roedores em Áreas Urbanas

Roedores são animais que têm uma relação próxima com humanos e são frequentemente encontrados em…

1 ano atrás

Carrapato-Estrela: pequenos parasitas, grandes problemas

Os carrapatos-estrela (Amblyomma cajennense), também conhecidos como carrapatos-de-cavalo, são espécies de aracnídeos também encontrados em…

1 ano atrás

Baratas: conheça os riscos para sua saúde

A presença de baratas em nossos lares causam mais distúrbios (aflição, angústia, stress) do que…

1 ano atrás

Por que as baratas de cozinha são tão difíceis de serem controladas?

Em primeiro lugar, falaremos um pouco das baratas de cozinha, espécie Blattella germanica, também conhecida…

1 ano atrás